press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

Conheça o património marítimo de

Esposende

Museu Marítimo de Esposende

Localizado no antigo edifício da Estação de Socorros a Náufragos de Esposende é um espaço onde se dá a conhecer a história marítima do concelho de Esposende. Na sua sala de exposições, temáticas e temporárias, encontrará um conjunto de peças que constituem um importante espólio da cultura marítima. Relacionadas à marinha mercante e aos seus pilotos, miniaturas de barcos, peças de arte sacra de devoção marinheira e trajes. Com elas conhecerá a actividade agro-marítima, a pesca e as suas artes e a construção naval que caracterizaram a época.


Ao visitar a Torre da memória, encontrará um acervo fotográfico dos inscritos marítimos na delegação marítima de Esposende entre 1893 a 1962. Pessoas com forte ligação à actividade marítima, pescadores, colectores de sargaço e pilado e marinheiros. Do topo da torre poderá deslumbrar uma paisagem única: o estuário do Cávado, o mar, as praias, a cidade de Esposende e os montes envolventes.

A história do Museu

Conheça o projeto

O Museu Marítimo de Esposende – Forum Esposendense (MME-FE), projecto outrora denominado de Centro Marítimo de Esposende, surgiu na associação Forum Esposendense - Associação Cívica para o Desenvolvimento e Progresso do Concelho de Esposende (FE – ACDPCE) fundada em 1989, cujos fins estatutários são a promoção sociocultural da população do concelho de Esposende.

O projecto do MME não é auto sustentável pois as receitas ainda são muito reduzidas para cobrir todos os gastos inerentes ao funcionamento e dinamização do espaço, assim sendo a sua existência só é possível e conseguida através de programas como o URBI inserido no Programa Operacional Regional do Norte que permitiu o equipamento do espaço e de outras entidades e empresas que contribuem financeiramente através de donativos.

Conservação e Restauro

Consulte os nossos serviços

Faça parte deste Museu

"O seu Museu"

O MME-FE dispõe de capacidade técnica, materiais e equipamentos para a conservação e restauro das peças e documentos do museu. Serviço facultado igualmente a todos aqueles que precisam de apoio técnico nesta área para a adequada conservação do seu património pessoal.